O tratamento de efluentes representa um processo fundamental para que as indústrias garantam a preservação do meio ambiente e o cumprimento das leis ambientais, evitando assim multas, paralisações das atividades e danos para a imagem da empresa diante de clientes cada vez mais conscientes e de investidores atentos à ética e ao cuidado das organizações com o planeta.

Com a ascensão do ESG no Brasil, além de pensar em indicadores financeiros e lucratividade, as organizações que querem crescer de forma consistente e se destacar em seu ramo de atuação, precisam priorizar práticas consideradas positivas pelo mercado e sociedade civil. 

A gestão ambiental passa por diversos fatores, o que inclui a forma como se trata e descarta os efluentes gerados por atividades de empresas dos setores industriais e urbanos. E a boa notícia é que existem alternativas economicamente viáveis e operacionalmente vantajosas que oferecem todas as condições necessárias para suportar as demandas exigidas para cada situação.

Tratamento de efluentes OnSite e OffSite

Conheça as modalidades para tratamento de efluentes industriais


As modalidades de Tratamento OnSite e OffSite de efluentes acontecem de modo distintos, onde cada solução se adequa às necessidades específicas de cada organização, sendo:

Tratamento de águas
e efluentes OnSite
Tratamento de
efluentes OffSite

Na modalidade de tratamento de águas e efluentes OnSite, a operação é realizada in loco com o apoio de uma empresa especializada e contratada para assumir o sistema, considerando as necessidades de cada cenário. Os modelos variam de acordo com o propósito e dificuldades de cada cliente, passando por soluções parciais como serviços de avaliação de sistemas em operação, assessoria ambiental, melhorias de processo, ganhos de produtividade e serviços para comissionamento, testes e operação assistida, até opções completas como o desenvolvimento do projeto, construção, implantação, operação e manutenção de todo o sistema.  Dessa forma, as empresas focam suas atenções e recursos em suas atividades principais.

Confira abaixo mais detalhes:

Projeto e Construção de Novos Sistemas ou Revitalização

 

Com a utilização de capital próprio, projetamos e implantamos a melhor solução técnica considerando a relação entre o custo de implantação e operação. Após o startup do sistema, prestamos os serviços de operação e manutenção.

BOT (Build, Operate & Transfer) e BOO (Build, Operate & Own)

BOT (Build, Operate & Transfer) e BOO (Build, Operate & Own)

Na solução de tratamento de águas e efluentes BOT, o Grupo Opersan projeta, constrói, implanta ou reforma o respectivo sistema com capital próprio, bem como realiza as atividades de operação e manutenção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Assumimos também todos os riscos e custos relacionados aos processos, mão de obra, insumos, substituição e troca de equipamentos ou materiais, mantendo no escopo de trabalho o gerenciamento, as análises, o controle de licenças ambientais, o descarte de efluentes e/ou o fornecimento de água.

Um projeto deste tipo é definido em contrato por tempo determinado e, ao final do prazo acordado, a planta é transferida para o cliente. Mas, caso não haja a necessidade, o ativo também pode permanecer sob a posse do Grupo Opersan, caracterizando-se assim como um projeto BOO.

Operação e Manutenção de sistemas existentes


A alternativa consiste na prestação de serviços em sistemas de tratamento, gerando melhorias operacionais e ganhos de produtividade que permitem ao cliente focar na sua atividade principal.

O&M | Operação e Manutenção

Nesta modalidade. o Grupo Opersan realiza o tratamento de águas e efluentes, assumindo de forma direta a operação, manutenção e monitoramento dos sistemas, incluindo a possibilidade de implementar o reúso de água nas instalações.

Quando requerido, também mantemos no escopo toda a gestão e o controle ambiental de licenças, permitindo assim que nossos clientes permaneçam focados efetivamente em seu core business, deixando que as atividades relacionadas ao tratamento e descarte sejam realizadas por nossa equipe que possui este serviço como sua única e principal atividade.

Os contratos na modalidade O&M podem, dependendo da necessidade do cliente, incluir, mas não se limitar ao fornecimento de mão de obra, produtos químicos, destinação de resíduos, troca e/ou reposição de equipamento e de elementos filtrantes, gestão de documentos e licenças, entre outras necessidades que são avaliadas caso a caso.

Ao final do prazo acordado, o cliente retoma sua planta, tendo a garantia de estar assumindo um ativo inteiramente funcional que recebeu todas as melhorias possíveis.

O&M | Operação e Manutenção

Outros serviços prestados 

EPC (Engineering, Procurement and Construction)

Fornecimento de sistemas de tratamento na modalidade turn key

SPOT’S

Fornecimento de equipamentos, materiais e peças e serviços especializados de instalações para sistemas de tratamento

Análise e Consultoria

Avaliação de sistemas em operação, assessoria ambiental, melhorias de processo e serviços para comissionamento, testes e operação assistida

AOT (Acquire, Operate & Transfer) e AOO (Acquire, Operate e Own)

Compra de ativos já existentes ou que estejam em construção, promovendo possíveis adequações ou melhorias para a modernização dos sistemas

Quando requerido, o Grupo Opersan pode assumir a administração de todos os processos relacionados ao gerenciamento, controle ambiental, monitoramento de licenças e operações, permitindo às organizações focarem no seu escopo principal, enquanto uma tarefa secundária, mas indispensável, é realizada por especialistas no assunto.

Foque no seu core business e deixe o tratamento de águas e efluentes com nossos especialistas

Destine seus recursos humanos e financeiros à atividade principal enquanto assumimos toda a gestão operacional através dos modelos de negócios OnSite.

Modalidades OnSite e OffSite: situações em que a integração entre as soluções é a melhor opção

Embora pareçam modalidades que atuam de formas distintas, há situações em que unir os tratamentos OnSite e OffSite se torna a melhor alternativa.

Isso vale tanto para as organizações que já possuem suas próprias estações de tratamento, quanto para aquelas que atualmente enviam 100% de seus resíduos para centrais de tratamento.

Entenda os casos que fazem dessa junção uma boa solução:

Quando a empresa trabalha atualmente com a modalidade OnSite

Para empresas que tratam seus efluentes internamente na modalidade OnSite, o tratamento OffSite pode ser integrado nas seguintes situações:

Manutenções preventivas ou corretivas do sistema

As indústrias que usufruem de estações de tratamento de efluentes necessitam realizar as limpezas técnicas dessas estruturas periodicamente, já que a ausência de manutenção adequada pode apresentar falhas nos equipamentos, vazamentos, entupimentos e acúmulos de resíduos, resultando na interrupção inesperada da operação.

Quando chegar o momento de efetuar essas limpezas, eventualmente o sistema terá de ter sua operação paralisada. No entanto, os efluentes não devem ficar sem tratamento nesse período e, é justamente para esse momento que a modalidade OffSite aparece como alternativa, já que as organizações podem enviar os resíduos para unidades terceirizadas durante o tempo dedicado às manutenções.

Gera-se efluentes que a estação atual não é capaz de tratar

Algumas mudanças na produção podem acarretar na alteração das características dos efluentes gerados. Isso costuma acontecer em casos onde é adicionado uma nova matéria prima ou é intensificado o uso de determinadas substâncias nos processos produtivos, o que impacta na composição dos resíduos, alterando, por exemplo, percentuais de DBO e DQO que influenciam no seu tratamento.

Se a estação interna não tiver os recursos necessários para tratar esses efluentes a ponto de fazê-los atingir os parâmetros adequados para descarte, as empresas também podem usufruir da modalidade OffSite destinando-os a estações preparadas para tratá-los e descartá-los.

Necessidade de destinação de lodo acumulado decorrente do tratamento de águas residuais

Determinados efluentes, como as águas residuais, possuem alta carga de matéria orgânica em sua composição, o que, consequentemente, resulta na geração do lodo após o tratamento.

Assim como o resíduo líquido, o lodo também necessita de uma destinação adequada para atender aos requisitos da legislação e preservar o meio ambiente.

Quando há essa necessidade, contar com um parceiro OffSite se torna uma boa alternativa, especialmente porque, em alguns casos, pode acontecer até mesmo o reaproveitamento desse resíduo para outras frentes.

Picos de produção e a ETE interna não suporta o volume gerado

A depender do ramo do negócio, determinadas épocas do ano podem causar um pico na produção, o que é bem comum em datas comemorativas, por exemplo.

Esse aumento na demanda produtiva, também resulta na geração de um volume maior de efluentes e, as empresas que contam com sistemas de tratamento instalados em suas plantas, podem ter dificuldades em mantê-los operando com eficiência técnica e econômica.

Diante cenários como esse, ter a alternativa OffSite integrada é uma saída para continuar atingindo os requisitos exigidos na gestão ambiental, ao mesmo tempo em que se mantém a capacidade operacional em alta.

Quando a empresa trabalha atualmente com a modalidade OffSite

No caso das organizações que destinam seus efluentes para unidades externas, a modalidade OnSite pode ser integrada nos casos a seguir:

Vazão de efluentes aumenta

Conforme a demanda de produção aumenta, as empresas consequentemente lidam também com o aumento na geração de resíduos, o que pode tornar o envio de todo o volume para unidades terceirizadas uma opção menos vantajosa. Quando a organização está diante da situação, construir uma estação própria acaba sendo uma boa saída para dividir a demanda, tratando parte interna e parte externa.

Dificuldades logísticas para envio de resíduos para unidades terceirizadas

O tratamento externo envolve o envio de resíduos até as unidades terceirizadas, o que pode resultar em um custo elevado com o transporte a depender do volume a ser transportado e da distância entre a empresa e o parceiro. Nesse caso, para evitar o gasto excessivo, a organização tem a possibilidade de construir uma ETE interna, podendo assim também dividir as demandas, tratando parte internamente e parte com uma empresa especializada externa.

A empresa busca formas de implementar o reúso de água e/ou reduzir custos operacionais

Para minimizar os impactos causados pela crise hídrica, o reúso de água vem ganhando destaque sendo uma alternativa realizada em empresas inseridas nos setores industrial e urbano, de diversos modos, contextos e aplicações. Para colocá-lo em prática, as organizações precisam ter uma ETE própria e capacitada para tal, portanto, a modalidade OnSite entra como solução para construção de um ativo inteiramente funcional e capaz de transformar o efluente em água própria para reúso em aplicações menos nobres.

Os benefícios de uma gestão de resíduos com modalidades integradas


Além do atendimento à legislação, a integração das duas modalidades certamente resultará em diversos benefícios para a empresa, o que inclui:

A possibilidade de direcionar o foco de recursos ao core business da empresa;

A transferência da responsabilidade e dos riscos operacionais e ambientais para o parceiro;

A otimização de custos operacionais;

Uma maior previsibilidade orçamentária;

Uma gestão simplificada do tratamento dos efluentes;

Mais facilidade no alcance das metas ambientais;

Solução híbrida, garantindo segurança operacional e ambiental.

Todos esses motivos provam o quanto as modalidades OnSite e OffSite são altamente eficientes quando integradas, proporcionando uma gestão ambiental única. No entanto, esses ganhos só podem ser obtidos quando a organização conta com um excelente parceiro para realizar o tratamento de seus efluentes através dessa integração.

No momento da escolha, é essencial que as indústrias busquem um parceiro experiente, com serviços  e profissionais qualificados para atender às suas necessidades, detendo o conhecimento para trazer todas as vantagens que a integração das modalidades pode oferecer.

Como o Grupo Opersan pode oferecer a integração das modalidades OnSite e
OffSite para o seu negócio

Somando mais de 35 anos de experiência em projetos ambientais, o Grupo Opersan atua com foco em soluções para gestão de águas e efluentes, oferecendo alternativas integradas, eficientes e economicamente vantajosas para empresas dos mais variados segmentos.

Na modalidade OnSite, além dos modelos de negócio BOT/BOO, AOT/AOO e O&M, desenvolvemos também projetos pautados no fornecimento de sistemas de tratamento na modalidade turn key, nomeados como EPC (Engineering, Procurement and Construction).

Ainda, nosso escopo OnSite inclui projetos customizados através de soluções técnicas de acordo com a demanda específica de cada cliente, proporcionando o fornecimento de equipamentos, materiais, peças e serviços especializados de instalações para sistemas de tratamento; além de uma consultoria dedicada a fazer uma avaliação de estações em operação, incluindo uma assessoria ambiental, recursos para melhorias de processos, testes e operação assistida.

Já na modalidade OffSite, disponibilizamos 06 Centrais de Tratamento localizadas em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que envolvem uma gestão operacional diferenciada com rígidos controles de qualidade, assegurando o atendimento legal na destinação dos efluentes tratados. As organizações que contam com essa alternativa, também tem nosso apoio nas solicitações de documentos ambientais, incluindo laudos acreditados INMETRO para obtenção de autorizações de descartes.

Além das modalidades para tratamento, o Grupo Opersan também oferece a realização das limpezas técnicas industriais. Com serviços segurados por coberturas de emergência, liberamos as empresas de quaisquer responsabilidades civis, garantindo a realização das limpezas com a ajuda de empresas especializadas.

Como o Grupo Opersan pode oferecer a integração das modalidades OnSite e OffSite para o seu negócio

Confira alguns números que expressam toda a nossa experiência em prover soluções que preservam a água e a vida:

anos de expriência

+35

Anos de

experiência

estados-brasil-icon-1

Presença em 

9

estados no Brasil

colaboradores-icon

+350

Colaboradores

offsite-icon-1

6

Centrais de

tratamento

OffSite próprias

onsite-icon-1

+50

Operações

OnSite

clientes-icon

+800

Clientes

ativos

Eleve a sua gestão ambiental com a integração das modalidades OnSite e OffSite para tratamento de efluentes

Entre em contato com um especialista do Grupo Opersan agora mesmo e saiba mais.