Tratamento de águas e efluentes OnSite ou OffSite
Entenda as diferenças e qual a solução ideal para sua empresa
Entenda as diferenças e qual a solução ideal para sua empresa
Empresas estão sempre em busca de soluções que permitam otimizar suas atividades produtivas. O uso de tecnologias e a implantação de iniciativas que propiciem eficácia na gestão de suas operações estão sempre em pauta, uma vez que resultam em retornos positivos para toda organização. Esse posicionamento não é diferente quando o assunto é a geração e tratamento de resíduos.
Assim como é importante boas matérias primas para a produção de produtos de qualidade também são necessários iniciativas adequadas para o tratamento de águas e efluentes ao final da cadeia produtiva.
Pensando em apoiar a decisão consciente e tecnicamente embasada sobre a destinação correta de efluentes, desenvolvemos esse conteúdo onde exploramos os tipos de tratamento e suas características.
No modelo OnSite, o tratamento e gestão de águas e efluentes são realizados in loco com o apoio de um parceiro contratado, que assume os procedimentos relacionados à implantação, operação e manutenção da planta e/ou de sistemas de reaproveitamento e captação de recursos hídricos.
Já a alternativa OffSite consiste no encaminhamento dos resíduos para unidades externas de tratamento mantidas por empresas especializadas na área, as quais ficam responsáveis pela infraestrutura física, gerenciamento de processos e destinação adequada dos diferentes tipos de efluentes.
A seguir, detalhamos os conceitos, vantagens e para quais situações as opções são indicadas.
As alternativas in loco devem ser escolhidas quando há a necessidade de tratar efluentes e/ou águas residuais na planta da organização, mediante o apoio de um parceiro técnico especializado e qualificado que toma a frente das responsabilidades e necessidades para manter o processo inteiramente funcional.
Na prática, as soluções OnSite são instaladas e operadas pela empresa especializada contratada, que disponibiliza, além da mão de obra para operação e manutenção, os recursos para investimento em infraestrutura, insumos operacionais, destinação de resíduos e alternativas para captação de água, possibilitando que os negócios foquem no seu core business, enquanto os processos relacionados a gestão ambiental ficam a cargo dos mesmos.
Nessa frente, são diversos tipos de sistemas e soluções que podem ser implementados, como:
Esta opção se trata da implementação de sistemas completos para o tratamento de águas e efluentes, garantindo a remoção eficiente de impurezas, contaminantes e resíduos industriais, seja por métodos físico-químicos ou biológicos, que são definidos e adaptados às características do efluente e às exigências ambientais de cada negócio.
Além de assegurar um descarte adequado, esses ativos também podem ser projetados para possibilitar o reaproveitamento da água tratada, reduzindo o consumo de fontes hídricas tradicionais e promovendo maior sustentabilidade operacional.
Operação e manutenção A terceirização da operação e manutenção de sistemas de tratamento de água e efluentes existentes, garante maior eficiência operacional, redução de custos e conformidade com normas ambientais.
Aqui, um parceiro contratado assume a responsabilidade por todas as etapas do processo, incluindo monitoramento contínuo, controle de licenças ambientais, análises laboratoriais, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e gestão de produtos químicos. Além de assegurar o funcionamento ideal de ETAs, ETEs, caldeiras, torres de resfriamento, chillers e outras estruturas, esse modelo permite que as equipes internas foquem em suas atividades principais, sem comprometer a segurança e a qualidade da gestão de resíduos e da sua própria infraestrutura.
Todas essas opções OnSite são ideais para:
Empresas que buscam reutilizar água tratada em processos industriais, reduzindo ou eliminando a aquisição e a dependência das concessionárias, através de fontes alternativas e aplicações em usos menos nobres.
Com as soluções para a gestão e tratamento de águas e efluentes OnSite, os projetos são personalizados e atendem exatamente às necessidades de cada negócio, além de obter diversos outros benefícios, como:
Diminuição do consumo de água potável e despesas com descarte de efluentes, além da otimização do uso de recursos hídricos;
Fornecimento contínuo de água de qualidade monitorada, prevenindo interrupções e problemas operacionais causados por impurezas e contaminantes;
Atendimento à legislação, redução de riscos operacionais e apoio na obtenção de certificações ambientais, garantindo menor impacto poluente e alinhamento com metas ESG;
Água tratada evita corrosão, melhora o desempenho de equipamentos e aumenta a vida útil dos sistemas, reduzindo custos com manutenção e garantindo alta performance;
Reutilização da água tratada, preservação de recursos hídricos e mitigação dos impactos ambientais das operações industriais;
Investimentos realizados com capital da empresa contratada, sem necessidade de desembolso de CAPEX pelo cliente.
Nesse modelo de negócio, os efluentes são coletados nas empresas e transportados para centrais de tratamento de parceiros terceirizados, onde amostras são coletadas e analisadas em laboratório, com o objetivo de avaliar o tipo de resíduo recebido e determinar qual o processo de tratamento mais adequado à ele.
Ou seja, na modalidade OffSite, as empresas contratadas são responsáveis por todo o processo, com infraestrutura e mão de obra externas.
Após o tratamento, os efluentes são destinados à rede coletora ou encaminhados para corpos hídricos, respeitando estritamente todos os parâmetros da legislação.
Essa opção de tratamento é fundamental nas seguintes situações:
Há limitação física e a empresa não consegue criar uma estrutura que comporte todo o volume que precisa ser tratado;
Os volumes de geração ou complexidade do efluente tornam a construção de estações próprias econômica ou operacionalmente inviáveis para adequação às exigências ambientais;
A realização de manutenções em estações próprias dependem do encaminhamento dos efluentes para tratamento externo.
Após encontrar o parceiro ideal que atenda às demandas e exigências do negócio, a organização também contará com diversos benefícios, como:
Gestão simplificada do tratamento dos efluentes;
Uso da expertise de uma empresa que detém a experiência necessária para determinar as mais eficazes formas de tratamento;
Foco no escopo principal do negócio;
Suporte com documentações e demais processos burocráticos;
Isenção dos riscos ambientais e operacionais.
Após os procedimentos realizados pelas empresas especializadas, as mesmas devem emitir o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos), documento que atesta que os efluentes foram recebidos, tratados e destinados adequadamente, retornando de forma responsável ao meio ambiente.
Fazer a escolha certa do tipo de tratamento de efluentes a ser realizado é um processo fundamental para a otimização de recursos e obtenção de melhores resultados. Isso sem contar a minimização de prejuízos, intervenções e até mesmo graves punições para os responsáveis das empresas geradoras de resíduos.
Para que essa decisão seja assertiva, é fundamental pesquisar sobre o fornecedor de serviços, sua experiência, segmentos atendidos, reputação no mercado, certificações, entre outros pontos.
Com mais de 40 anos de experiência em projetos ambientais, a Opersan é referência em soluções para gestão de águas e efluentes, oferecendo alternativas integradas, eficientes e economicamente vantajosas para empresas de diversos segmentos do mercado.
Nossa expertise abrange o projeto, a construção e a operação de sistemas de tratamento de águas, reuso, tratamento de efluentes com tecnologias para métodos físico-químicos e biológicos, dessalinização, desmineralização e captação de poços profundos, além dos serviços prestados para operação e manutenção para Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), caldeiras, torres e outras estruturas com profissionais especializados.
Complementarmente, realizamos projetos tanto na modalidade OnSite ao desenvolvemos soluções sob medida, incluindo os modelos de negócios em contratos AOT/AOO, BOT/BOO, O&M e turn key (EPC); quanto na modalidade OffSite, onde contamos com seis centrais de tratamento localizadas estrategicamente em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que possuem uma gestão operacional diferenciada e rigorosos controles de qualidade.
Alguns números que demonstram nossa expertise:
Esperamos que o nosso conteúdo sobre as modalidades de tratamento de efluentes contribua para a melhor escolha em sua empresa. Para saber mais sobre os nossos serviços, faça uma consulta com a Opersan.
Conte com nossa experiência com mais de 40 anos em soluções customizadas para potencializar o tratamento de águas e efluentes.
Preencha o formulário ao lado para receber nosso contato com a indicação da melhor alternativa que se adequa a sua empresa.
Matriz
ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015
CTO Jandira
ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015
CTO Indaiatuba
ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015
CTO Jundiaí
ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO/IEC 17025:2017