Com a preocupação com a preservação ambiental e dos recursos naturais se intensificando a cada dia, a gestão de águas e efluentes tornou-se uma obrigação legal para todas as indústrias e empreendimentos com potencial poluidor. Os shoppings, embora não operem processos produtivos tradicionais, desempenham um papel significativo na geração de resíduos orgânicos, devido à alta circulação de pessoas que diariamente frequentam suas instalações.

Compreendemos que os shoppings têm desafios únicos quando se trata do tratamento de efluentes, nossa expertise se estende a esse segmento específico, oferecendo soluções sob medida para atender às demandas e regulamentações rigorosas que afetam o setor de shoppings.

Números apontam a existência de mais de 600 SHOPPINGS CENTERS em todo o BRASIL

Além dos dados ao lado, a Abrasce também confirma uma circulação total de 462 milhões de visitantes por mês nos shoppings e, certamente, esse número resulta em um alto consumo de água e uma elevada geração de esgoto, exigindo uma boa gestão para evitar que eles se tornem passivos ambientais, prejudicando os canais aquáticos.

Nestes casos, a construção de ativos para a realização do tratamento adequado acaba sendo a melhor alternativa. No entanto, é comum que, no decorrer dos processos, os administradores das Estações (ETEs) lidem com alguns desafios, como por exemplo, a contratação de mão de obra adequada para garantir a efetividade das etapas de remoção da carga poluidora.


Diante o cenário, uma opção para evitar esse tipo de situação e garantir uma gestão de efluentes eficaz e econômica, é a modalidade de tratamento OnSite, que ainda contempla modelos de negócios desenvolvidos para cada realidade.

Tratamento de efluentes OnSite: conhecendo as modalidades existentes para tratar resíduos in loco

Na modalidade OnSite o tratamento é realizado dentro do próprio empreendimento, o que facilita o processo e traz diversas vantagens aos shoppings, principalmente por possibilitar o reúso de água e o máximo aproveitamento dos recursos. Além disso, para manter o seu bom funcionamento, a estação passa a ser operada por uma empresa técnica especializada, que assume os riscos, responsabilidades e necessidades do sistema, garantindo que tudo funcione exatamente como deveria, de maneira funcional e eficaz.

A modalidade OnSite ainda se subdivide em tipos de negócios para atender objetivos distintos. Clique sobre a imagem para conhecê-los:

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O BOT é um modelo que envolve o projeto, a construção – ou reforma –, a implantação e a operação de toda a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Nesse caso, o parceiro especializado utiliza capital próprio para desenvolver a solução técnica mais apropriada à realidade do negócio. Também assume os riscos, mão de obra, insumos, substituição e troca de equipamentos ou materiais, além do gerenciamento, análises, controle de licenças ambientais, descarte de efluentes e fornecimento de água.
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Semelhante à opção BOT, o BOO - Build, Operate & Own - envolve toda a construção e operação do sistema, mas ao final do contrato, o ativo permanece com o prestador de serviços, que mantém sua operação e se responsabiliza pelas manutenções e outros procedimentos necessários, sendo uma opção vantajosa durante os períodos de manutenção.
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A modalidade O&M é uma opção para gerar melhorias operacionais e ganhos de produtividade através da transferência da operação, manutenção e monitoramento dos sistemas já existentes para parceiros especializados. Esses contratos são adaptáveis e podem incluir serviços específicos de acordo com a demanda de cada empreendimento, como produtos químicos, destinação de resíduos, troca ou reposição de equipamentos e de elementos filtrantes, controle ambiental de licenças e até estruturas para realização do reúso de água.
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O modelo EPC funciona como um negócio turn key, ou seja, um prestador de serviços busca a melhor solução para a empresa e realiza a instalação completa de todo o sistema de tratamento. No entanto, quando o sistema é entregue e tem sua eficiência operacional comprovada, a operação é assumida pela própria empresa, que pode manter essa atividade ou contratar um serviço O&M.
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Entendendo quando e porque adotar o tratamento de efluentes OnSite em shoppings centers

Quando se fala no tratamento de águas e efluentes em shoppings centers, as modalidades OnSite são indicadas para diversas realidades, sendo três delas as mais comuns:

_Layer_  Empreendimentos que precisam de um sistema de tratamento instalado em suas unidades ou de tratamento de água para fins potáveis, não potáveis ou industriais;

 

_Layer_ (1)Empreendimentos que precisam de apoio na operação e manutenção de sistemas existentes de tratamento de águas e efluentes;

 

3 (1)-1 Empreendimentos que buscam soluções de fornecimento de água de reúso, reduzindo ou eliminando a aquisição e a dependência das concessionárias, através de fontes alternativas para aplicações em usos menos nobres.

 

Além de atender esses objetivos específicos, as vantagens das modalidades OnSite também se estendem a quesitos ambientais, financeiros e até comerciais. Confira:

Recurso hídrico de alta qualidade

Um dos benefícios que mais se sobressai para negócios que optam por realizar o seu tratamento através da modalidade é o reúso de água, que minimiza o consumo do recurso e ainda ajuda a controlar perdas e evitar desperdícios – questões essenciais em locais de grande movimentação. Os shoppings têm alta demanda de abastecimento de água potável, mas também geram efluentes que podem ser reutilizados para outros fins, como jardinagem, sistemas de incêndio, entre muitos outros.

Preservação ambiental e economia

Outra grande vantagem, que também é resultado direto do reúso de água é a preservação do meio ambiente, principalmente porque há a redução do consumo de um recurso que, muitas vezes, é escasso. Essa diminuição ainda se refletirá nos gastos da empresa, que passa a experimentar uma economia financeira considerável em função da baixa dependência de água advinda das concessionárias de abastecimento.

Foco de recursos humanos e capital no core business

Com a contratação de um parceiro para o desenvolvimento e/ou operação de um sistema de tratamento OnSite, as equipes administrativas têm a possibilidade de direcionar seus recursos para a eficiência operacional e produtividade, concentrando seu foco no core business. Assim, evita-se tempo e dinheiro gastos com funções que fogem dessas especialidades e podem exigir mais atenção sem a garantia de bons resultados.

Transferência dos riscos operacionais

O tratamento de água e efluentes exige conhecimento para garantir que os processos estejam de acordo com os regulamentos municipais, estaduais e federais. Um parceiro especializado domina essas informações essenciais presentes nas normas ambientais e, ainda, assume os riscos por essas questões operacionais que evitam problemas futuros para a administração do empreendimento no tocante a sanções, multas ou, até mesmo, suspensão das atividades pelo descumprimento da legislação.

Eficiência comprovada: entenda como o ParkShopping Campo Grande já usufrui das vantagens da destinação adequada de resíduos através da modalidade OnSite

O ParkShopping Campo Grande, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, é um ótimo exemplo dos efeitos de um investimento na destinação adequada de resíduos. Hoje, o empreendimento usa 70% de água de reúso – e o caminho para chegar a essa marca foi a parceria com um especialista no tratamento de efluentes.

Em 2012, o shopping enfrentava alguns desafios: por estar no bairro mais populoso do Rio de Janeiro, contava com alta movimentação de pessoas e escassez de recursos hídricos, o que levou à necessidade de uma gestão mais eficiente, redução do uso de água da concessionária pública, preservação do meio ambiente e adequação aos regulamentos ambientais.

Assim, o ParkShopping fez uma parceria com o Grupo Opersan para construção de um sistema completo de tratamento e reúso de água e efluentes, através da modalidade BOT.
No projeto, dois sistemas principais foram criados: o MBR (Membrane Bio Reactor), composto por membranas de ultrafiltração, e o de Osmose Reversa, que também utiliza membranas, mas retém impurezas sólidas, como vírus e bactérias, garantindo a qualidade da água.

Os efeitos dessa parceria foram diversos:

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6 milhões de litros de água de reúso disponíveis por mês, que abastecem torres de resfriamento, mictórios e sanitários.
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Redução do consumo de água proveniente da concessionária e, consequentemente, do valor da conta em 50%.
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Redução do lançamento de efluentes nos canais aquáticos, resultando na preservação do meio ambiente.
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Geração de água de alta qualidade, ainda melhor que a oferecida pela rede pública.
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Adequação ao conceito ESG com impacto positivo na imagem do empreendimento.

 

Após 10 anos da implantação da ETE, o Grupo Opersan ainda é responsável pela operação dos ativos no ParkShopping Campo Grande, o que envolve manutenção, insumos, descarte de resíduos e responsabilidades técnicas e ambientais. Assim, os ganhos permanecem e seguem se multiplicando, mostrando a qualidade do projeto e a importância do investimento em um sistema que atende às demandas do empreendimento.

Grupo Opersan: experiência comprovada em projetos personalizados para clientes únicos

Com mais de 35 anos de atuação em projetos ambientais e experiência comprovada no atendimento a shoppings centers, o Grupo Opersan atua com foco na gestão de águas e efluentes, desenvolvendo projetos customizados através de técnicas únicas para atender às demandas específicas de cada empreendimento.

Oferecemos soluções integradas, eficientes e economicamente vantajosas através de modelos de negócios OnSite, bem como disponibilizamos 06 Centrais para Tratamento OffSite localizadas em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina, garantindo em ambos os casos uma gestão operacional diferenciada com rígidos controles de qualidade.

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Confira alguns números que expressam toda a nossa experiência em prover soluções que preservam a água e a vida:

anos de expriência

+35

Anos de

experiência

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Presença

Nacional

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+350

Colaboradores

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6

Centrais de

tratamento

OffSite próprias

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+50

Operações

OnSite

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+800

Clientes

ativos

Eleve a sua gestão ambiental com o tratamento de efluentes OnSite para Shoppings

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