Grupo Opersan

Atualmente, existem diversas opções de tratamento que podem ser adotadas, permitindo que as organizações mantenham o foco no seu core business e melhorias de produtividade, sem deixar de atender integralmente às exigências legais e compensar suas atividades potencialmente poluidoras.

Uma delas é a modalidade de tratamento de águas e efluentes OnSite. Com a contratação de empresas especializadas em realizar a gestão completa do sistema, é possível escolher entre diversos modelos de negócio que oferecem vantagens econômicas para alcançar maior versatilidade operacional dentro das instalações da sua própria empresa.

Fornecimento de serviços e sistemas com investimento do Grupo Opersan

  • BOT (Build, Operate & Transfer) e BOO (Build, Operate & Own)

Na modalidade de negócio BOT, o Grupo Opersan assume todos os riscos, responsabilidades e custos pelos processos construtivos e operacionais, utilizando mão de obra qualificada.

Esse processo envolve a análise das necessidades do cliente, o uso de nosso próprio capital para projetar e implementar a melhor solução técnica, considerando e avaliando o ponto vantajoso da relação entre o custo de implantação e o de operação. Após o início das atividades, por um prazo previamente determinado, prestamos os serviços de operação e manutenção do Sistema, e ao final deste prazo realizamos a transferência do ativo ao cliente, dando a ele a certeza de estar adquirindo algo de eficiência comprovada.

A remuneração pelos serviços se inicia somente quando o sistema entra em operação e as premissas contratuais são atendidas, garantindo a robustez operacional por meio de instalações de primeira linha.

Já no modelo BOO, a diferença se dá normalmente no prazo contratual que é mais curto que o BOT, e ao final deste prazo o Grupo Opersan desmobiliza e retira o sistema instalado no cliente.

BOT (Build, Operate & Transfer) e BOO (Build, Operate & Own)

Fornecimento de sistemas, serviços, equipamentos e materiais

O&M e EPC
  • O&M (Operação e Manutenção)

Na solução O&M o Grupo Opersan realiza os serviços de operação e manutenção de sistemas de tratamento já existentes em seus clientes, assumindo todas as garantias, responsabilidades e riscos ambientais, e ainda busca constantemente gerar melhorias operacionais e ganhos de produtividade, incluindo a possibilidade de implementação do reúso de água.

 

  • EPC (Engineering, Procurement and Construction)

A modalidade de fornecimento de Sistemas através do EPC – Turn-key, consiste em que o Grupo Opersan, se utilizando da mesma engenharia e premissas de buscar a melhor solução entre a relação em CapEx e OpEx feita na modalidade de BOT, instala em seus clientes o respectivo sistema de tratamento, e ao final desta instalação mediante comprovação de eficiência operacional, entrega o ativo para que o cliente assuma a operação ou busque um parceiro para prestação de serviços na modalidade O&M;

Neste caso a remuneração é realizada através de eventos e/ou medições durante o período de implantação do ativo.

  • SPOT’S 

Os serviços e fornecimentos de materiais e equipamentos na modalidade Spot são bastante aplicados, quando assumimos uma operação na modalidade O&M e oferecemos melhorias ao respectivo sistema de tratamento.

 

  • Análise e Consultoria

Os serviços de Análise e Consultoria Técnica, envolvem a expertise do time de Engenharia e Operações do Grupo Opersan para: avaliação de sistemas em operação, assessoria ambiental, melhorias de processos e serviços para comissionamento, testes e operação assistida, implantação de sistemas de telemetria e gestão hídrica, entre outros.

Dentre os serviços prestados, o parceiro pode também englobar no escopo a gestão e controle ambiental das licenças, o descarte dos efluentes e o fornecimento de água, possibilitando à empresa geradora manter o foco da sua equipe em seu core business, enquanto a especializada se incumbe da operacionalização dos ativos.

SPOTS e Análise e consultoria

10 motivos para considerar as soluções BOT e O&M de tratamento de águas e efluentes

Todos os modelos de negócios têm vantagens significativas para empresas que os adotam, no entanto, para aquelas que desejam aumentar a eficiência nas operações sem deixar de lado as questões ligadas ao tratamento e gestão de resíduos tendo ganhos consideráveis, o BOT e o O&M se tornam as melhores saídas.

O modelo BOT se adequa às organizações que têm o desejo de terceirizar integralmente seus recursos humanos e financeiros, e ter seu próprio sistema de tratamento, optando então por um parceiro que assuma essas responsabilidades.

Já as companhias que construíram suas estações no passado, mas atualmente possuem dificuldades nas operações e/ou tem o desejo de terceirizar esta atividade, podem contratar uma empresa que eleve a eficiência do ativo através do modelo O&M.

Acima de todo o ganho operacional adquirido através desses modelos, há outros motivos que fazem deles ótimas opções para organizações geradoras de efluentes e águas residuais. Confira:

10 motivos para considerar as soluções BOT e O&M

1.

Economia financeira

O modelo BOT oferece um alinhamento perfeito entre o CapEX e o OpEX dos sistemas de tratamento, já que o Grupo Opersan é o responsável por ambas as variáveis na elaboração dos projetos, além de assumir todos os riscos e variações de custos no período de implantação e operação do sistema.

No caso do O&M, onde o Grupo Opersan dispõe de uma equipe especializada para a gestão dos resíduos, a empresa geradora também tem a possibilidade de direcionar seus recursos para a eficiência operacional e produtiva, concentrando seu foco no core business.

O resultado em ambos os casos é uma economia financeira garantida.

2.

Segurança operacional e ambiental

Os efluentes advindos dos processos industriais costumam conter diversos tipos de contaminantes, tais quais são considerados potencialmente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, e necessitam de uma avaliação especializada para definição da melhor solução de tratamento.

No entanto, seja na construção ou na operação do ativo, quando se conta com um parceiro, os riscos operacionais relacionados ao manuseio, tratamento e descarte desses efluentes ficam 100% sob a responsabilidade dele.

3.

Flexibilidade em manter uma infraestrutura in loco

Quando a empresa constrói e opera uma estação dentro da sua própria planta, é possível investir em soluções personalizadas, além de ter a garantia de um processo de tratamento eficiente, realizado por profissionais com conhecimento técnico e de acordo com as normas ambientais vigentes.

 

4.

Controle de investimentos e previsibilidade orçamentária

Nos casos em que uma organização opta pela terceirização dos serviços de implantação e/ou operação dos seus sistemas de tratamento através das modalidades BOT ou O&M, é definido por contrato um custo respectivo com prazo e responsabilidades definidas, o que permite que nossos clientes consigam planejar seu fluxo de caixa e direcionar seus recursos financeiros a outras finalidades.

5.

Custo benefício ideal

Ambos os modelos de negócio oferecem melhorias na gestão dos custos, já que o cliente estará sempre ciente dos investimentos futuros e gastos que serão necessários com o tratamento de águas e efluentes.

Assim, acabam as dúvidas e incertezas no planejamento orçamentário dos sistemas de tratamento, uma vez que o volume e tarifa são variáveis de conhecimento do cliente

6.

Possibilidade de reúso

Ao construir um ativo dentro da própria empresa gera-se a oportunidade do reúso de água para aplicação nos mais diversos processos, desde fins menos nobres, como irrigação e lavagens, até o uso em processos industriais, resfriamento e produção, onde além de contribuir na preservação dos recursos hídricos, colabora para uma redução de custos.

Mesmo que a empresa já tenha uma planta e busque apenas a manutenção e operação, o parceiro contratado também pode dispor de recursos que possibilitem o reaproveitamento.

A depender das condições para instalação de um sistema de reúso, um empreendimento industrial ou urbano pode chegar a reduzir em até 50% a dependência de água potável, gerando uma grande queda no valor da sua conta de consumo.

7.

Tecnologia adequada a cada negócio

Quando a empresa tem o apoio de um parceiro que possui expertise comprovada no tratamento, a escolha da tecnologia é flexível, possibilitando a adequação do projeto às necessidades de cada empreendimento.

Seja para construção ou manutenção de ativos, um parceiro especializado será capaz de levantar e implantar melhorias nos processos que facilitem o cumprimento das metas ambientais.

8.

Qualidade garantida e suporte técnico integral

O Grupo Opersan garante qualidade do tratamento ou fornecimento dos recursos hídricos, atrelando inclusive suas remunerações à performance dos sistemas. Ainda durante o período de prestação de serviços, se houver mudanças nos processos industriais que alterem as características dos efluentes, ou alteração da legislação ambiental, ter o Grupo Opersan como parceiro especializado permite que nosso time técnico levante e realize as melhorias visando o cumprimento das metas ambientais.

9.

Conformidade com as exigências da legislação

O atendimento integral aos requisitos ambientais são inegociáveis, portanto o Grupo Opersan em todas suas modalidades de negócios garante às empresas a conformidade com a legislação e/ou parâmetros definidos por nossos clientes, como também a manutenção de licenças ou outorgas através de uma gestão pró-ativa e de controle de documentações.

10.

Transferência garantida

Ao final de um contrato de BOT o Grupo Opersan realizará a transferência de propriedade do ativo ao cliente, e este cliente terá a certeza de que estará recebendo uma estação com performance comprovada por anos, operada e mantida em plenas condições de tratar ou produzir o recurso hídrico conforme as premissas estabelecidas.

Todos esses motivos demonstram o quanto os modelos de negócio BOT e O&M agregam em muitos sentidos os nossos clientes e parceiros.

No momento da escolha, é essencial que as indústrias busquem um parceiro experiente, com serviços  e profissionais qualificados para atender às suas necessidades.

Como o Grupo Opersan pode ajudar nos tratamentos de efluentes BOT e O&M

Grupo Opersan

Somando mais de 35 anos de experiência em projetos ambientais, o Grupo Opersan atua com foco em soluções para gestão de águas e efluentes, oferecendo alternativas integradas, eficientes e economicamente vantajosas para empresas dos mais variados segmentos.

Além dos modelos de negócio OnSite AOT/AOO, BOT/BOO, O&M, e EPC, desenvolvemos projetos customizados através de soluções técnicas únicas de acordo com a demanda específica de cada cliente.

Proporcionamos também o fornecimento de equipamentos, materiais, peças e serviços especializados de instalações para sistemas de tratamento; e uma consultoria dedicada a fazer uma avaliação de estações em operação, incluindo uma assessoria ambiental, recursos para melhorias de processos, testes e operação assistida.

Confira alguns números que expressam toda a nossa experiência em prover soluções que preservam a água  e a vida:

icon-02

+35

Anos de

experiência

estados-brasil-icon-1

Presença em 

9

estados no Brasil

colaboradores-icon

+350

Colaboradores

offsite-icon-1

6

Centrais de

tratamento

OffSite próprias

onsite-icon-1

+50

Operações

OnSite

clientes-icon

+800

Clientes

ativos

Transforme a sua gestão de águas e efluentes com soluções pensadas para beneficiar o seu negócio

Entre em contato com um especialista do Grupo Opersan agora mesmo e saiba mais.