Manual da marca Opersan

Como funcionam nossas diretrizes visuais

Logomarca e Tagline

A Marca

O design da marca, foi focado em uma visualização simples, moderna, mantendo o azul que representa a água, tranquilidade e confiança que a marca representa. A flor de lótus representa o ciclo de 360º da água, iniciando no efluente, passando para tratamento e finalizando na destinação correta ao meio ambiente.

 

Logomarca

 

Tagline

A tagline Soluções Ambientais deve ser sempre utilizada de forma associada a Marca Opersan, alinhada à direita da flor e a uma distância mínima equivalente a 5mm. A fonte utilizada deve ser a Berthold Akzidenz Grotesk regular, na cor Pantone 279C, Pantone 288 C ou branco, dependendo de sua aplicação.

 

Tagline

 

Modulação 

Esta é a modulação da Marca Opersan. Ela existe para manter a relação dos elementos entre si. Jamais faça alteração de proporção entre os elementos.

 

logo-opersan-brand-2

 

Versões de Uso Preferencial 2 cores

As versões coloridas negativa e positiva devem ser usadas sempre que possível, respeitando a harmonia da peça, sempre contrastando com o fundo.

 

logo-opersan-brand-3
logo-opersan-brand-4

 

Versões Preto e Branco com Escalas de Cinza (PB)

Quando não for possível o uso as versões preferenciais coloridas, por limitações técnicas, utilizar as versões secundários negativa ou positiva.

 

logo-opersan-brand-5
logo-opersan-brand-6

 

Versões de uso restrito

As versões PB chapadas são restritas. São indicadas apenas para casos excepcionais (ex. gravação a laser) e sua utilização requer aprovação prévia do departamento responsável.

 

logo-opersan-brand-5
logo-opersan-brand-6

 

Área de não-interferência

Área de não-interferência é determinada pela altura do R de “OPERSAN”. Dentro desta área não é permitido colocar textos, figuras, etc.

 

logo-opersan-brand-2

 

Redução Máxima

Redução máxima é a menor medida permitida para uso da Marca Opersan em qualquer impresso ou material digital. Para garantir a legibilidade do logo e da tagline nunca utilizá-los com medida inferior à estipulada.

 

logo-opersan-brand-10-1
logo-opersan-brand-6
logo-opersan-brand-6

Uso indevido

A Marca Opersan NÃO deve passar por transformações construtivas, alterações de cor, mudanças de posição, distorções e aplicação de efeitos como volumes, sombras e brilhos.

logo-opersan-brand-13

Uso sobre cores e outros fundos

Para garantir a legibilidade e a integridade da marca, deve-se respeitar os limites de contraste em aplicações sobre outras cores, fotos ou ilustrações, com consulta prévia da área de marketing.

 

logo-opersan-brand-14
logo-opersan-brand-15
logo-opersan-brand-16