Manual da marca Opersan
Como funcionam nossas diretrizes visuais
Logomarca e Tagline
A Marca
O design da marca, foi focado em uma visualização simples, moderna, mantendo o azul que representa a água, tranquilidade e confiança que a marca representa. A flor de lótus representa o ciclo de 360º da água, iniciando no efluente, passando para tratamento e finalizando na destinação correta ao meio ambiente.

Tagline
A tagline Soluções Ambientais deve ser sempre utilizada de forma associada a Marca Opersan, alinhada à direita da flor e a uma distância mínima equivalente a 5mm. A fonte utilizada deve ser a Berthold Akzidenz Grotesk regular, na cor Pantone 279C, Pantone 288 C ou branco, dependendo de sua aplicação.

Modulação
Esta é a modulação da Marca Opersan. Ela existe para manter a relação dos elementos entre si. Jamais faça alteração de proporção entre os elementos.

Versões de Uso Preferencial 2 cores
As versões coloridas negativa e positiva devem ser usadas sempre que possível, respeitando a harmonia da peça, sempre contrastando com o fundo.


Versões Preto e Branco com Escalas de Cinza (PB)
Quando não for possível o uso as versões preferenciais coloridas, por limitações técnicas, utilizar as versões secundários negativa ou positiva.


Versões de uso restrito
As versões PB chapadas são restritas. São indicadas apenas para casos excepcionais (ex. gravação a laser) e sua utilização requer aprovação prévia do departamento responsável.


Área de não-interferência
Área de não-interferência é determinada pela altura do R de “OPERSAN”. Dentro desta área não é permitido colocar textos, figuras, etc.

Redução Máxima
Redução máxima é a menor medida permitida para uso da Marca Opersan em qualquer impresso ou material digital. Para garantir a legibilidade do logo e da tagline nunca utilizá-los com medida inferior à estipulada.



Uso indevido
A Marca Opersan NÃO deve passar por transformações construtivas, alterações de cor, mudanças de posição, distorções e aplicação de efeitos como volumes, sombras e brilhos.Uso sobre cores e outros fundos
Para garantir a legibilidade e a integridade da marca, deve-se respeitar os limites de contraste em aplicações sobre outras cores, fotos ou ilustrações, com consulta prévia da área de marketing.


